Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que você precisa para começar a fazer velas aromáticas em casa?

Se você está começando no mundo das velas artesanais e quer saber o que precisa comprar para começar, este artigo é para você! ✨
Aqui eu vou te mostrar todos os equipamentos, utensílios e matérias-primas essenciais para iniciar sua produção com segurança, praticidade e baixo custo.

  1. Equipamentos e utensílios básicos

Antes de mais nada, você vai precisar de alguns itens simples para derreter a cera, medir as proporções e preparar suas velas.

Leiteira, bule ou kit banho-maria

Esses utensílios servem para derreter a cera vegetal com segurança.
💡 Dica: você pode reaproveitar uma panela que não usa mais: mas lembre-se: depois disso, ela será de uso exclusivo para suas velas!

Banho maria: É uma ótima opção para quem quer fazer velas usando o fogão de casa, porque o banho maria permite um controle mais preciso da temperatura de derretimento da cera.

Clique aqui para comprar o seu

Cooktop elétrico e leiteira:

Se você puder investr um pouco mais, ter um cooktop elétrico apenas para as velas vai facilitar a sua rotina e evitar a bagunça na cozinha. Eu gosto de trabalhar com o cooktop de duas bocas pois permite agilidade na produção de velas com diferentes aromas. A caneca esmaltada é clássica, de fácil limpeza e conserva bem a temperatura. Porém é limitada na quantidade de velas que você consegue produzir por vez.

Link da minha caneca esmaltada

Compre aqui seu cooktop

Bule ou Dispenser de Massa da confeitaria

O bule por ser maior permite derreter e produzir mais velas por vez, seu bico ajuda a direcionar a cera derretida com mais precisão dentro dos recipientes fazendo menos sujeira. Porém é mais difícil de limpar, a muitas vezes se indica um bule para cada fragrância da loja.

Compre aqui

O funil de confeiteiro é ideal para evazar uma grande quantidade de velas, é o utensílio mais preciso e que faz menos sujeira. Principalmente para a produção de lembrancinhas facilita e agiliza o processo e é fácil de limpar.

Compre aqui.

Colheres ou espátulas

Colheres de silicone ou bastões de vidro são utensílios importantes para misturar a cera e a essência. O bastão de vidro é mais frágil porém fácil de limpar, já as colheres de silicone são minhas preferidas, porém exigem uma limpeza com água quente e àlcool se forem utilizadas pra mais de uma fragrância.

Link das colheres de silicone

2) Itens de medição e precisão

Copo de vidro ou becker

Precisamos ter um utensílio para pesar a nossa essência, no começo eu comprei alguns beckers de plástico, porém ele é mais difícil de limpar e retirar os restos das fragrâncias. Podemos usar um copo de vidro ou qualquer utensílio que possa ser lavado com facilidade, no meu Ateliê eu uso o copo becker de vidro 100ml pois esse biquinho dele evita muita sujeira. Porém na prática nunca vamos usar as medidas em ml, sempre o peso, por isso não é obrigatório ser um copo becker. Eu acho que o tamanho de 100ml é o ideal para nossas produções.

Clique aqui para comprar seu copo becker de vidro

Balança culinária ou de precisão

No início, como as produções são pequenas, a balança de precisão costuma ser mais indicada, principalmente para pesar a essência em pequenas quantidades com precisão.
Ela ajuda a medir com exatidão a quantidade de cera e essência, e isso faz toda a diferença na performance da sua vela aromática.

A balança culinária também pode ser usada e permite pesar recipientes maiores. Porém as medidas não são muito precisas, pode haver dificuldade na medição de pequenas quantidades de essência.

3- Controle de temperatura

Termômetro culinário ou infravermelho

O controle da temperatura é fundamental para evitar o superaquecimento da cera ou a mistura da essência na temperatura errada.
O termômetro de espeto é mais barato, mas o infravermelho oferece mais agilidade na medição, ótimo para quem quer mais eficiência no processo.

Termômetro de espeto

Termômetro infravermelho: Atenção, precisa ser o termômetro infravermelho industrial!

4 – Ferramentas para montagem

Centralizadores de pavio

Servem para manter o pavio reto enquanto a cera esfria.
Você pode usar centralizadores próprios, ou até improvisar com grampos de roupa ou hashis com elástico : funcionam super bem!

Cortadores de pavio

Podem ser substituídos por uma tesoura comum ou até cortador de unhas.
O importante é manter o pavio com o tamanho ideal (cerca de 0,5 cm) para que a vela queime de forma uniforme.

Máquina de cola quente ou adesivos de pavio

Usados para fixar o pavio no fundo do recipiente antes de despejar a cera.

Dica: se puder invista em uma máquina de cola quente de qualidade, espere ela aquecer por pelo menos 10 minutos antes de usar para evitar problemas do pavio descolando. Se isso acontecer, o pavio poderá se deslocar encostar no recipiente e danificar, até mesmo estourar se for vidro.

Adesivo de Pavio

5- Opcional que facilita a vida

Soprador térmico

Excelente para dar acabamento profissional às velas e também para limpar os utensílios com mais facilidade.

Matérias-primas essenciais

O que eu compraria se fosse começar hoje para fazer as minhas primeiras 10 velas!

  1. Copo patê: um dos mais em conta e mais utilizados na fabricação de velas.

Compre aqui

2. Cera vegetal

Um dos blends de cera que mais gosto de usar é a T02. O acabamento dela é um pouco mais desafiador, porém é uma das ceras que mais exalam a fragrância. 1kg de cera dá pra produzir 10 velas de 100g no copo pate.

Compre aqui

3. Essência lipossolúvel

100 ml de essência é o suficiente para produzir 10 velas de 100g no copo patê. Antes de sair comprando várias essências, pensei no seu público alvo, o que eles gostam, o que se identificam, pensem em uma coleção e uma tema, comece com 3 a 4 fragrâncias. Para quem está com muita dúvida, geralmente os aromas mais procurados são: Lavanda, baunilha, bambu, capim limão, canela, alecrim e bergamota.

4. Pavio

O pavio é o item mais difícil de indicar, o desempenho dele depende do blend de ceras que você está usando, se tem corante na vela, a concentração da essência…Aqui eu vou indicar dois modelos para você começar seus testes, são pavios que eu uso para o copo patê e para a cera T02, eles não dão certo com outros tipos de cera!

Pavio A2049

Pavio VA40

7. Quanto custa começar a fazer velas artesanais?

Essa é a dúvida número 1 de quem está começando — e a boa notícia é que não é preciso investir muito para dar os primeiros passos.
Com alguns utensílios básicos e poucos materiais, você já consegue criar suas primeiras velas de forma segura e encantadora.

Se quiser ver o passo a passo completo com valores e fornecedores, acabei de liberar uma aula gratuita no meu canal no YouTube!

✨ Conheça o curso Jornada dos Aromas

Dentro dele, eu te ensino tudo o que você precisa para criar velas artesanais de alto nível:
🔸 Fórmulas detalhadas e testadas
🔸 Planilhas automáticas de cálculo
🔸 Técnicas de segurança e estética
🔸 E ainda, meu acompanhamento para tirar dúvidas e te guiar nessa travessia! Clique na imagem abaixo para saber mais!

Todo o conteúdo deste blog é protegido por direitos autorais.
A reprodução, total ou parcial, sem autorização prévia, é proibida por lei (Lei nº 9.610/98).

Cinara Pavesi

Transformei minha paixão por aromas em um negócio com alma e hoje ensino outras mulheres a fazerem o mesmo.

Cinara Pavesi

Transformei minha paixão por aromas em um negócio com alma e hoje ensino outras mulheres a fazerem o mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Curso de Velas aromáticas, aromatizadores e peças de concreto

Contato